quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O dia em que fui intérprete no Canadá

Muita gente que vem de mudança para Winnipeg se pergunta como é o mercado de trabalho aqui. Será que minha profissão no Brasil é reconhecida? Será que vai ter alguma oportunidade de emprego?
A resposta é positiva. Existem muitas vagas, principalmente no comércio, para quem realmente quer trabalhar. Agora se vai ser na sua área de formação já é um outro passo. Algumas profissões não são reconhecidas, e as que são, você vai precisar de ter um nível de inglês muito avançado, praticamente fluente e passar por um processo seletivo rigoroso.

O que eu recomendo, para todos que vierem para Winnipeg, é fazer o 'Manitoba Start' e também o 'OFE - Opportunity for Employment'. Ambos são programas gratuitos do governo para te ajudar a ser inserido no mercado de trabalho. Esses programas te ensinam como fazer um currículo (sim, o currículo aqui tem uma outra formatação). O bom também é que após você completar as 2 semanas dos programas, eles começam a te enviar vagas pelo e-mail de acordo com o seu perfil.
Uma dica importante; Caso você se matricule nos 2 simultaneamente - como eu fiz - não deixe que eles saibam disso. Eles são programas distintos e eles não gostam de saber que você está fazendo os dois ao mesmo tempo.
Mas eu fiz, pela manhã eu ia ao Manitoba Start e a tarde para o OFE. Um fica em frente ao outro, é só atravessar a rua.

Na verdade mesmo, eu não cheguei a completar as duas semanas dos programas, por sorte eu consegui um emprego antes e não tinha mais a disponibilidade de horário. Avisei aos 2 que eu estava empregado. No OFE quando você consegue um emprego, eles tocam um sino bem alto para comemorar. Já o Manitoba Start continua te acompanhando pedindo feedback sobre a sua experiência.

Inclusive, o Manitoba Start continua enviando vagas de emprego até hoje, mesmo sabendo que eu estou empregado. E foi assim que eu consegui um segundo emprego aqui.

Certo dia de novembro recebi um e-mail do Manitoba Start perguntando se eu tinha interesse em uma vaga de "intérprete" em uma empresa. Eles procuravam pessoas que falavam português e inglês e que topassem trabalhar na madrugada. Eu já estava trabalhando na Domino's e na época trabalhava das 3 da tarde até as 9 da noite, então daria.

Sem expectativas e sem saber nada sobre a empresa (o Manitoba Start não revela) eu respondi o e-mail dizendo que tinha interesse e mandei meu currículo. No mesmo dia a empresa me ligou. Tive um breve bate papo por telefone e eles me perguntaram se eu tinha disponibilidade de uma entrevista por telefone no dia seguinte. Na hora exata combinada eles me ligaram e eu tive minha primeira entrevista de emprego por telefone. Depois de 25 minutos conversando, eles me disseram que se eu passasse nessa entrevista por telefone, eu receberia um e-mail me convidando para uma entrevista pessoalmente.

Dois dias depois eles me mandaram e-mail me chamando para a entrevista pessoal numa terça-feira. Chegando lá, a entrevista na verdade eram vários testes. Tive que fazer um teste de navegação de internet, um teste de pronuncia de inglês, um teste de quantas palavras digitava por minuto e uma última entrevista confirmando a disponibilidade de trabalhar no turno da madrugada.

A proposta inicial era de ser um intérprete do português para o inglês e vice-versa. A empresa atende os mais diversos tipos de chamadas e nossa função seria de ajudar a pessoas que não falam inglês e moram na América do Norte (brasileiros e portugueses) a ter o seu problema solucionado.

Começou o treinamento na sexta-feira daquela  mesma semana. Eu e mais quatro brasileiros teríamos uma semana inteira de treinamento e um último dia final para começar na função com monitoramento. Foi uma semana muito peculiar, estranha, divertida, engraçada e lá pelo meio do treinamento eu já tive um 'feeling' de que eu não me encaixaria muito bem nos moldes da empresa, mas fui até o final do treinamento. No último dia, o do monitoramento, recebemos a nossa carga horária. Eu seria o primeiro do nosso grupo a trabalhar na madrugada.

Por questões contratuais, eu não posso divulgar muito sobre a empresa e o que realmente fazíamos lá (nossas funções). Meu turno começava as 11 da noite e ia até as 7 da manhã. Algumas regras você tem que seguir como: não pode usar celular e nenhum outro aparelho tecnológico, não pode dormir (óbvio), entre outras. Mas você podia levar um livro para se distrair.

O que eu posso dizer é que entre tantas outras atividades relacionadas a call center (principalmente de parques de diversão), esporadicamente podia ter alguma ligação com o serviço de tradução simultânea.

No meu primeiro turno atendi apenas uma ligação durante 8 horas. Levei um livro para ler (Harry Potter and the Child Cursed) o que foi uma péssima ideia, porque foi me dando muito sono. No intervalo, as 3 da manhã, eu resolvi ir para rua dar uma volta no frio para ver se acordava.

O meu plano era trabalhar das 3 às 9 na Domino's e das 11 as 7 da manhã nessa outra empresa. Dormiria das 8 as 2, e assim seria minha rotina por pelo menos 4 vezes na semana (dependeria do meu turno de trabalho na madrugada, não era todos os dias).

Mas por motivos de incompatibilidade com a empresa, com a função por trás do "intérprete", eu resolvi largar essa oportunidade de emprego e acabei que fiquei só com a Domino's (onde trabalho até hoje) e acabei aumentando mais carga horária lá. Um outro brasileiro, que virou meu amigo, também não aguentou o tranco e pediu para sair. Os outros três continuam firmes e fortes lá, satisfeitos com a oportunidade que a empresa oferece.

O que eu tirei de proveito dessa experiência? Orgulho de mim. Orgulho de saber que eu tinha conquistado um outro emprego no qual eu tive que passar por algumas entrevistas. Orgulho porque como já contei aqui, eu aprendi inglês sozinho e de repente tinha conquistado uma vaga de "intérprete".

Mas foi como eu disse no começo do texto, oportunidades de emprego a cidade tem. É só ter perseverança, ter a cabeça aberta para as oportunidades que surgirem e não ter medo de fracassar e tentar de novo e de novo.
Fora a Domino's e esse emprego de intérprete, também fui chamado para trabalhar no Tim Hortons, mas acabei cancelando a entrevista por já ter um emprego mais perto de casa.

Ps* Lá também era proibido tirar fotos, mas secretamente fiz esse registro.


Sites para buscar vagas de emprego em Winnipeg

1. Career Cruising
www.careercruising.com


Share:

0 comentários:

Postar um comentário