segunda-feira, 5 de março de 2018

Como consegui o Visto de Estudo em Winnipeg

Quando decidimos vir para o Canadá, uma das opções de imigração seria tentar conseguir o visto de estudo para um e o outro o visto de trabalho. E por questões de facilidade decidimos que Luciana seria a pessoa que estudaria enquanto eu trabalho.

Essa decisão foi racionalmente pensada por ela já ter um diploma de grade 12 (ensino médio) aqui do Canadá e da mesma província que estamos hoje - Manitoba. Com esse fator, isso nos economizaria tempo e dinheiro. Quando uma pessoa decide estudar fora do país, ela precisa provar que sabe a língua inglesa e com isso precisa fazer um dos teste de proficiência. Esse processo leva semanas e é meio caro o preço.

Com a facilidade de já ter um diploma estudantil do país, a maioria dos College's aceitaram e ela não precisou realizar nenhum teste de inglês, já fomos direto para a parte de fazer matrícula. Se o escolhido para estudar fosse eu, o caminho seria fazer o teste de inglês e rezar para o resultado ser satisfatório o suficiente para um College ou Universidade aceitar como estudante universitário.

Bom, tendo resolvido essa parte, a segunda parte foi escolher um curso que estivesse próximo a sua formação no Brasil. O curso que "mais" se aproximava com a profissão de psicóloga era o "Community Service" que é uma área muito requisitada com muitas oportunidades no país. Na província de Manitoba, esse curso é conhecido como "Disability and Community Support". O curso tem duração de 2 anos e caso no futuro decidirmos voltar ao Brasil, o diploma dela será equivalente a de uma pós-graduação.

Escolhemos esse caminho do estudo para conseguirmos dar entrada no visto de 'Residentes Permanentes'. Segundos nossas informações iniciais, após a conclusão do curso, poderíamos dar entrada como casal, visto para os dois. No entanto, descobrimos - já morando aqui - que após 6 meses de trabalho full time (40 horas semanais), a pessoa que tem o visto de trabalho (work permit) pode dar entrada no processo e agregar o parceiro que está estudando. Sendo assim, os papéis se inverteram.

Enfim, o caso é que Luciana basicamente voltou a vida de universitária. Tendo aula 3 vezes na semana e fazendo estágio obrigatório e supervisionado por 2 dias, ou seja, a semana inteira ocupada pelo College. Ela passa a maior parte do dia estudando. As aulas começam as 9 e vão até as 4 da tarde. Voltando para casa ela tem muitos trabalhos, testes, provas para se preparar. O ritmo de exigência e demanda é bem alta. E por mais que você tenha fluência na língua, por muitas vezes há uma sensação de "desvantagem", de ter que provar mais que os outros, de ter que ser tão boa quantos os colegas nativos do país.

De fato, o curso oferecerá boas vagas e oportunidades de trabalho no desfecho, e o salário inicial é bem maior que o salário mínimo da província. Mas o trabalho exige muita atenção, estudo, conhecimento, dedicação, paciência, habilidade, e amor ao próximo.Afinal a função é ser um "amigo" ou até mesmo um "membro da família" a qualquer hora das pessoas com algum tipo de desabilidade / deficiência.

É uma profissão muito bonita e que exige muita competência da pessoa. E sem modéstia, Luciana manda muito bem. É aluna internacional sim, porém mantém as notas sempre altas. Mesmo quando eu digo para ela que o nosso objetivo não é ser a melhor aluna da sala. O objetivo é ser uma profissional competente e conseguir o visto para darmos sequência nos nossos planos familiares futuros. Extremamente competente ela sempre foi enquanto psicóloga no Brasil. Então não seria de se esperar diferente por aqui.

Uma coisa importante de pontuar é; Por ser estudante internacional, o valor por semestre é quase três vezes mais que um estudante canadense paga. É um investimento bem alto, que tem que ser planejado com muito cuidado. Porque a vontade de largar tudo - principalmente se você já é graduado com experiência no Brasil - vai ser muito grande.

A Red River tem um escritório especialmente dedicado aos estudantes internacionais. Caso você precise tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado aos estudos ou a adaptação ao país, eles estão aptos a te ajudar. As instalações do local incluem refeitório, cafeterias, biblioteca, livraria, academia, ginásio, armários para os alunos, salas de aula equipadas, e etc...

A Red River tem dois campus em Winnipeg. Uma fica em Downtown e o outro em Notre Dame.
Abaixo algumas fotos do campus de Notre Dame:













Share:
Local: Winnipeg, MB, Canadá

0 comentários:

Postar um comentário