sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Por que escolhemos Winnipeg para imigrar?

Uma das dúvidas recorrentes de quem decide imigrar para um novo país é a escolha da cidade. E muita gente nos pergunta por que escolhemos a província de Manitoba (especificamente em Winnipeg) para morarmos.


A curiosidade vem porque as pessoas não tem muita informação sobre a cidade. Geralmente quando se fala de Canadá as pessoas imediatamente pensam em Toronto ou Vancouver, mas nunca Winnipeg. A verdade é que a cidade realmente não é a mais turísticas das províncias canadenses, isso devido a sua fama de 'winterpeg', ou seja, a cidade do inverno.

Sim, aqui o frio é muito rigoroso e acaba sendo a cidade mais fria de todo Canadá, onde as temperaturas chegam a - 35 com sensação térmica de - 47. Luciana e eu tivemos essa sorte enorme de experienciar esse clima agradável. Foram dias e dias acordando e pensando: O que estamos fazendo aqui?
Teve um determinado dia do mês de dezembro onde Winnipeg estava com a sensação térmica mais fria do mundo, mais fria do que Polo Norte. Imagina viver nesse clima nós que viemos de um país tropical.

Mas no final, sobrevivemos!

Escolhemos a cidade por uma série de questões:
Primeiro que Luciana já era familiarizada com ela. Em 2007 ela realizou um intercâmbio estudantil, onde ela fez o 3º ano do segundo grau (Grade 12 do High School) aqui. O diploma do ensino médio dela é canadense, e não brasileiro - por isso ela n'ao teve que fazer prova de proficiência em inglês para entrar na College, como de exigência para todos os estudantes internacionais. Nesse programa que ela veio na primeira vez aqui, ela foi acolhida pela família Melo (família canadense, com descendência portuguesa), que acabou se tornando pessoas queridas e muito próximas, a ponto de desenvolverem realmente uma relação amorosa de família. Luciana voltou para visitar mais duas vezes depois de seu intercâmbio, eles foram a visitar no Brasil, depois a irmã dela veio fazer intercâmbio aqui (na mesma cidade e casa da mesma família) - daí vocês tiram como a relação é estreita entre eles... São quase 11 anos no total! Então, sabíamos que vindo para cá teríamos apoio da família canadense em uma cidade que não seria completamente estranha para pelo menos um de nós.

O fato da cidade não ser muito turística e bastante fria também foi um atrativo. Isso porque o governo canadense facilita o processo de imigração para quem deseja começar a vida em Winnipeg. O processo é mais rápido e menos burocrático quando comparado com as demais províncias do Canadá. Exatamente por ser uma cidade menor (aproximadamente 750.000 habitantes), mais isolada e muito fria, então essa "facilidade" no processo de imigração é facilitado para que as pessoas venham e aumente a população da cidade. Sem falar no custo de vida, que é bem mais baixo quando comparado às maiores cidades. Como consequência do baixo custo de vida, mais qualidade de vida - moramos na Corydon, um dos melhores bairros da cidade (onde dizem que é a parte mais "viva" daqui, e chamam de "little Italy"), temos um carro, e a chance de comprarmos nossa casa própria em 3 anos é grande!

E esse foi o principal ponto pelo qual decidimos começar nossa vida no Canadá na cidade de Winnipeg. Mesmo tendo alguns contras, como: o inverno bastante rigoroso, uma cidade pequena, poucas opções de entretenimento, calmaria excessiva. O fato de você conseguir agilizar o processo de imigração acaba que ganha na balança dos prós e contras.

Importante dizer que esse processo de imigração não é garantido para todos e que todo mundo que vem para cá com esse desejo vai ter que passar por todas as etapas e cumprir todos os pré-requisitos e acumular uma quantidade significativa de pontos para que o consulado canadense possa primeiro te nomear como um "residente permanente", para que depois você tente o processo de imigração.

Como já estamos morando aqui há 6 meses, e eu vou completar 6 exatos meses de trabalho na mesma empresa, em breve estaremos dando entrada no processo de Residentes Permanentes (tão famoso PR). Mas essa parte do processo vou deixar para relatar mais para frente.

Mal podemos esperar pelo verão, dizem que a cidade fica viva, cheia de atividades ao ar livre e as pessoas são muito felizes e os dias são lindos e ensolarados. Queremos muito desfrutar dessa estação do ano por aqui, até que o inverno chegue outra vez...








Share:

0 comentários:

Postar um comentário