quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Como alugamos um apartamento em Winnipeg

Quando chegamos aqui no mês de agosto, fomos recebidos pela 'host family' da Luciana. Eles nos acolheram em sua casa, nos deram um quarto, conforto, apoio e tudo isso sem prazo de expiração. Nós poderíamos ficar com eles por quanto tempo fosse necessário.

Permanecemos lá por aproximadamente 1 mês e meio. Foi o tempo de Luciana se acostumar com a rotina de pegar o ônibus para a college, eu começar a trabalhar, nós nos familiarizarmos com a cidade. A casa deles fica no bairro de Saint James, uma área ótima, perto da Portage Avenue, Assiniboine Park, Polo Park e outros pontos famosos da cidade. Como éramos recém casados e estávamos começando nossa vida a dois, decidimos que o melhor para gente seria ter o nosso canto logo, até porque nós tínhamos uma cachorrinha também. (Apesar de que eles já tinham 2 cachorrinhas que de tornaram amigas de Frida). Queríamos evitar transtornos na rotina da família.

Então começou a busca pelo nosso lar. Andamos vários dias pela Portage procurando placas de 'aluga-se', procuramos anúncios em jornal e no kijiji. Quando tínhamos dúvida se o bairro/rua era legal e seguro nós sempre perguntávamos para a família.

Depois de alguns dias procurando apartamentos - no mês de setembro - marcando visitas, Luciana achou nosso apartamento no kijiji. Na verdade, nós achamos um apartamento de 1 quarto na Corydon Avenue, pet friendly (aceita animais) e com um preço dentro do nosso orçamento (menos de mil dólares por mês). Marcamos visita e fomos de ônibus visitar. Chegando lá, o síndico já estava nos esperando, subimos para conhecer o apartamento. Era até legalzinho, no segundo andar, com uma sala de estar grande, uma cozinha americana, banheiro, quarto com um pequeno armário.

Gostamos mas não amamos. Então o síndico nos disse que tinha um outro apartamento, um pouco maior, na mesma rua que estaria vago no começo do mês de outubro. Só tinha um detalhe, a pessoa ainda morava no local. Mas o síndico disse que poderíamos ir conhecer o imóvel sem problemas.


Achamos muito estranho e muito desconfortáveis com a situação fomos olhar o local. O síndico tinha a chave do apartamento e foi abrindo a porta para gente. Que sensação de invasão horrível tomou conta da gente. Completamente desconfortáveis nós entramos e demos uma rápida olhada. Não conseguimos prestar bastante atenção no local porque era demais invadir a casa de alguém sem a pessoa estar lá. Aliás, era muito bizarro o fato dele mostrar o apartamento que uma pessoa ainda morava lá, com tudo dela lá. Invasão de privacidade.

Mas o apartamento era bem maior que o anterior, o prédio era muito melhor e mesmo sem olhar direito nós decidimos que queríamos ele. Fomos até a casa do síndico, que também morava nesse mesmo edifício (sim, ele é síndico dos dois prédios) e pegamos a papelada para entrar na lista de espera.
primeiro dia no apartamento
Não sabíamos se conseguiríamos o apartamento porque na época eu não estava trabalhando ainda, Luciana só estudando e tudo que tínhamos era um dinheiro guardado no banco, mas tentamos assim mesmo. Colocamos nossa host mother como referência e tentamos a sorte.  Dia depois recebemos uma ligação dizendo que nossa ficha tinha sido aprovado. Não tivemos que comprovar renda e eles também não pediram por fiador.

Teríamos que pagar o aluguel do primeiro mês adiantado + pet deposit (uma taxa com o valor da metade do aluguel para ter um animal no apartamento) + o deposit (valor integral do aluguel que eles podem ou não devolver no final do contrato, a depender do estado de conservação do local.). No dia 1º de outubro, um domingo, nos mudamos. O curioso foi que nos mudamos para o mesmo prédio e o mesmo andar que uma amiga de Luciana também morava, mas não sabíamos. (Nossa querida vizinha - e também brasileira - Ana, que já mora em Winnipeg há 7 anos).

No começo não tínhamos uma vaga de estacionamento, motivo pelo qual nosso carro morreu várias vezes no frio, enquanto dormia do lado de fora sem o plug. Conseguimos a vaga no começo desse ano.

Adoramos a nossa área (Corydon Avenue), eles chama aqui de "Little Italy"  - Pequena Itália -. É um bairro com alguns restaurantes italianos, muitos restaurante japoneses e chineses e diversos bares e pubs. Dizem que no verão se torna um dos bairros mais procurados de Winnipeg.
E o melhor é que fica a 5 minutos (de carro) ou 7 de ônibus do meu trabalho que é no mesmo bairro.

Nossa única reclamação e estranheza é com relação as regras bizarras do prédio. Às vezes eles precisam fazer inspeção no detector de fumaça dos apartamentos, então com 24 horas de antecedência eles deixam uma notificação debaixo da porta avisando que eles vão entrar na sua casa, você estando ou não, para fazer a vistoria.

Luciana e eu ficamos inconformados com isso, achamos muita falta de educação mesmo. Mas pelo visto, isso é normal aqui e está dentro da lei se for avisado com 24 horas de antecedência.
Acho bem babaca isso.

Um detalhe bem estranho e curiosos ao mesmo tempo; o apartamento NÃO TEM iluminação no teto da sala. Você precisa comprar abajur altos (no mínimo 2) para ter iluminação na sala. Parece que isso é comum em alguns prédio na cidade.


Enfim, o prédio tem lavanderia própria, você só precisa ter um cartão para utilizar as máquinas. Mas iremos contar essa parte em uma outra postagem.



Share:

0 comentários:

Postar um comentário